Associados
HistorialEstatutosRegulamentosÓrgãos SociaisQuotas

Historial

Sede do Centro

A Associação, adiante designada por Centro Sócio Cultural da Coriscada é uma entidade colectiva de direito privado e utilidade pública sem fins lucrativos.
A Associação, Centro Sócio Cultural da Coriscada é constituída por tempo indeterminado.
A Associação foi fundada em 1/10/1985, por escritura pública lavrada no Cartório Notarial de Meda, estatutos publicados no D.R. III série n.º 249 de 29/10/1985, e rectificação com publicação no D.R. III série n.º 57 de 10/03/1986, com alteração aos 13/06/2000 por escritura pública no Cartório Notarial de Trancoso, adopta a designação de Centro Sócio Cultural da Coriscada – C.S.C.C estatutos publicados no D.R III série n.º 188 de 16/08/2000, em 26/06/2001 no mesmo cartório notarial, procedeu-se há rectificação do artigo 49º dos estatutos, que tomou a seguinte redacção:
Em Assembleia Municipal da Meda, de 08/02/2001 foi aprovado por unanimidade o reconhecimento de Utilidade Pública.
Foi publicado no D.R III série do dia 04/06/2001 a declaração do registo e inscrição definitiva de Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, com a inscrição n.º 49/01, fls. 152 e 152 verso, do Livro nº 8 efectuado em 14/11/2000.
Campo Desportivo A Associação, tem sede na Freguesia da Coriscada, concelho de Meda, Distrito da Guarda.


Âmbito de Acção e fins

  • A Associação, tem por objectivo principal a Solidariedade Social e secundário, a promoção Cultural, Desportivo, Recreativo, Apoio aos Jovens, Preservação do Património Urbanístico, Histórico e Arqueológico e o Progresso em Geral da Freguesia da Coriscada, têm por âmbito de acção o território nacional.
  • A Associação visa promover o desenvolvimento local, em defesa do património cultural da região.
  •  Para desenvolver o âmbito de acção e fins, propõe-se criar as áreas de intervenção social e património.

embblema 2001O Logótipo caracteriza a aldeia e a associação, o canto superior esquerdo, simboliza a “Fé”, canto inferior esquerdo a “Cultura”, canto superior direito o “Desporto”, canto inferior direito a “Juventude”.

Princípios Fundamentais

  • Democraticidade, todas as PESSOAS têm o direito de participar na vida associativa e são iguais perante a lei, artigo 13º da constituição.
  • Independência, implica a não submissão da associação a partidos políticos, organizações estatais, religiosos ou a outras que pelo seu carácter impliquem a perda de independência dos associados ou dos seus órgãos representativos.
  • Autonomia, a associação goza de autonomia na elaboração dos respectivos estatutos e normas internas, eleição dos seus órgãos dirigentes, gestão e administração do respectivo património e na elaboração dos planos de acção e orçamento.

Acção de 1999 ao Ano de 2010

  • Electrificação do polidesportivo
  • Construção das instalações desportivas, “Campo Paz e Amizade” inaugurado no Ano de 2000, por sua Excelência Dr. Fernando Cabral, então Governador Civil do Distrito da Guarda
  • Edição do roteiro sobre a Coriscada
  • Remodelação da sede social, projecto co-financiada pela Raia Histórica
  • Projecto “Uma Aldeia da Beira” com a criação da página e boletim informativo “Corisco”
  • Abertura de dois postos públicos de acesso a Internet, “projecto 2001 Associações”
  • Aceitação do donativo de um antigo forno de fabrico de telha
  • Colóquios, sobre varias temáticas entre elas a brucelose e moeda única
  • Cursos de formação, informática, Internet, contabilidade, fiscalidade, concertina e etnografia
  • Apoio social às famílias, organização de actividades desportivas, culturais, lúdicas, “tiro ao alvo, btt, passeio pedestre, jogos tradicionais, magusto popular, feira de artesanato local, convívio anual de Coriscadenses em Lisboa, encontro de tocadores de concertina, festival de folclore”
  •  Trabalhos de pesquisa no Parque Arqueológico do Vale do Mouro

Protocolos com a Junta de Freguesia:

  • Em 09/02/1999, cedência do direito de superfície por mais de cinquenta anos, do campo de futebol com uma área de dez hectares, e do polidesportivo, cedência do primeiro andar do antigo edifício da GNR, foi ainda reconhecido a importância da associação no projecto de construção da piscina e a candidatura ao PIDAC do Ano de 1993, assim, foi acordado que os sócios da associação passavam a ter um desconto de 40% no acesso há piscina da Coriscada, relativamente ao preço para os Coriscadenses e entrada gratuito aos sócios até aos dez anos de idade

Outros Protocolos:

  • Foi celebrado um protocolo que estabelece, um quadro de cooperação e co-responsabilização, em 10 de Junho de 2005 entre a Câmara Municipal de Meda, Junta de Freguesia da Coriscada, Centro Sócio Cultural da Coriscada, e o Arqueólogo Dr. António Sá Coixão, relativamente ao projecto arqueológico do Vale do Mouro – Coriscada
  • Em 3/04/2001 entre Confederação Portuguesa de Colectividades Cultura. Recreio e Desporto, e o Centro Sócio Cultural da Coriscada, com o objectivo desta ultima ser a colectividade delegada, da C.P.C.C.R.D para o concelho da Meda.
Voltar ao Topo © 2004 - Centro Sócio-Cultural da Coriscada - Avenida Dr. Luís de Almeida, 6430-051 Coriscada - Tlm. 964 728 998
Email: csc@csc-coriscada.pt - Produção: Dom Digital, Lda. - Sugestões para webmaster@domdigital.pt